07/06/2009 - Quiropraxia x Dor de Cabeça

            Dor de cabeça é definida como a presença da sensação dolorosa na cabeça, pescoço e face. As cefaléias primárias são aquelas causadas por distúrbios bioquímicos do próprio cérebro. Portanto as dores primárias são elas próprias, a doença e o sintoma. As cefaléias secundárias, causadas por problemas em quaisquer regiões do corpo, podem ter inúmeras causas. 

            Tem relação direta com a tensão ou contração exagerada, anormal e mantida de grupos musculares dos ombros, pescoço, couro cabeludo e até face. É o tipo de dor de cabeça mais comum. A deficiência de serotonina levaria a hipofunção desse sistema analgésico e o paciente apresentaria esta dor de cabeça. Tipo tensional episódicas são extremamente comuns, moderadas e geralmente não incapacitando o paciente. Acometem 87% da população geral, e a prevalência dessas dores de cabeça em 84% das mulheres e em 67% dos homens. Tipo tensional crônica por sua vez é muito menos comum, acometendo 3% da população adulta.

            Em peso ou pressão ou aperto, muitas vezes simulando uma faixa ou capacete apertado em volta da cabeça. Habitualmente localizadas na fronte e/ou na nuca e topo da cabeça. De intensidade leve a moderada ou moderada não impedindo as atividades rotineiras diárias. Não raro essa dor melhora com atividade física ou relaxamento. Normalmente não há sintomas associados e alguns pacientes podem se queixar de intolerância, durante a dor, a ruídos mais intensos (fonofobia). A dor pode durar de horas a até 7 dias. Freqüência pode variar muito com pacientes apresentando dor menos de uma vez por mês enquanto outros mais de 15 dias em cada 30 (forma crônica).

            O ajuste tem efeito positivo significativo sobre a intensidade e duração das dores de cabeça de origem cervical. Uma descoberta foi feita em 1998 pelos pesquisadores Michell, Humphreys e O’ Sullivan, que mostraram que existem ligamentos no pescoço conectados à base do crânio, nunca antes relatados. Isso implica na terapia manual no tratamento de dores de cabeça de origem cervicogênicas, causada por ligamentos lesionados, principalmente em traumas cervicais.  Sendo assim, as cefaléias de origem tensional podem ser tratadas por meio da quiropraxia, com ajustes específicos e precisos com baixa intesidade de força, alta velocidade e baixa amplitude de movimento.

            NÃO SE ESQUEÇA: Toda dor de cabeça tem uma causa!