>
               
                     
   Daniel David Palmer, o criador da Quiropraxia, cunhou este termo em 1.895, a partir dos radicais gregos cheir (Mãos), e praxis, (realização, atividade). Dr. Palmer era uma auto-didata, era um assíduo leitor de jornais científicos de sua época, especialmente os que abordavam sobre Anatomia Humana e Fisiologia Humana, adquirindo um excelente conhecimento sobre saúde e medicina de sua época. Em 1897 foi fundada a Palmer School of Chiropractic, a primeira escola de Quiropraxia no mundo, atualmente é uma faculdade conhecida por Palmer Chiropractic College e estabelecida em Davenport, Iowa nos Estados Unidos da América.
   O dicionário Aurélio, edição 2.000 traz pela primeira vez a palavra “Quiropraxia” a qual passa, portanto a integrar oficialmente a língua portuguesa
.
                   

   A profissão tem formação acadêmica com carga horária superior a 4.200 horas.
No Brasil existem duas faculdades que oferecem o curso de Bacharelado em Quiropraxia (Feevale em Novo Hamburgo/RS conveniada a Palmer College of Chiropractic e Anhembi Morumbi em São Paulo conveniada a Western States Criropractic College), dentro dos padrões recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e reconhecidos pelo MEC.

   Internacionalmente a Quiropraxia é representada pela WFC (Federação Mundial de Quiropraxia), a qual mantém relações oficiais com a OMS, e que tem a ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia) como membro representativo no Brasil. Além disso, em 2008 foi criado o SindiQuiro/RS (Sindicato dos Quiropraxistas do Estado do Rio Grande do Sul), que vem encontra aos interesses dos quiropraxistas devidamente graduados, visando o fortalecimento da classe e garantindo a qualidade no atendimento junto à população gaúcha.

                                   
   Ao longo de um século de existência, a Quiropraxia ganhou as suas letras de nobreza, tornando-se a maior profissão de saúde das ciências não médicas, no mundo, com currículo universitário do mais alto nível.
   Mesmo sendo criada em 1895 anos, e regulamentada em 87 países do mundo, a Quiropraxia ainda é pouco difundida no país e, busca a regulamentação através do PL 4199/2001 que no momento encontra-se sob os tramites da Câmara dos Deputados em Brasília
.